Câmara de SP deve votar nesta quarta criação do Estatuto do Pedestre

Projeto prevê priorização do pedestre e intervenções como aumento do tempo de semáforo para travessia.

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A Câmara de São Paulo vai votar nesta quarta-feira (13) o Estatuto do Pedestre na capital. A intenção é ter o pedestre no foco da política de mobilidade da cidade, prevendo intervenções como a melhoria da iluminação das calçadas e o aumento de tempo de travessia nos semáforos, ação já anunciada também pelo secretário de Transportes, Sérgio Avelleda.

As viagens a pé são o modo de deslocamento mais usado na região metropolitana, com 4 milhões de pessoas. O texto que irá à segunda votação, de autoria do vereador José Police Neto (PSD), tem como objetivo instituir um planejamento amplo para quem se desloca caminhando.

A elaboração do novo texto contou com a participação de representantes de diversas entidades ligadas à mobilidade da cidade como Cidadeapé, Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Corrida Amiga e SampaPé.

Entre as regras previstas pelo texto estão também a destinação de recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), a criação de um sistema de informações sobre mobilidade a pé, reunindo dados estatísticos sobre circulação, fluxos, acidentes, atropelamentos, melhorias na sinalização; priorização de pedestres em travessias e pontos de ônibus e maior segurança ao pedestre, entre outras coisas.

Caso aprovado, o projeto poderá ser sancionado pelo prefeito João Doria ainda em maio, como parte das ações do “Maio Amarelo”, campanha de conscientização pela vida que tem como objetivo a diminuição do índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito.

O número de acidentes e mortes no trânsito tem sido um dos temas dos primeiros meses da gestão João Doria, que decidiu aumentar os limites de velocidade nas marginais. Pelo menos dez motociclistas morreram desde janeiro em acidentes nas marginais Pinheiros e Tietê, segundo levantamento feito pelo SP1.

Fonte: G1

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