A quantidade de drogas apreendidas pela Polícia Federal (PF) no mês passado no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos representa um aumento de 204,59% quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Segundo a PF, em abril deste ano foram apreendidos 265 quilos de drogas em Cumbica. No mesmo mês de 2016, foram 87 quilos. Além disso, a instituição informou que 26 prisões por tráfico ocorreram em abril do ano passado e, no mesmo período deste ano, foram 39. Isso representa um aumento de 50%.
O caso mais recente divulgado pela PF ocorreu na madrugada de anteontem. Agentes federais apreenderam dez quilos de cocaína. A droga estava atada ao corpo de três africanas que pretendiam embarcar para a África do Sul.
Refugiados se envolvem com tráfico
Esta Folha Metropolitana publicou com exclusividade, em 14 de abril, que a quantidade de drogas apreendidas com pessoas que solicitaram refúgio em Cumbica aumentou 83%, quando comparamos os 201 quilos descobertos em 2015 com os 369 do ano passado.
Do total de drogas localizadas com estrangeiros que pediram refúgio no Brasil, 70% e 76% estavam na posse de nigerianos, respectivamente 142 quilos e 282 quilos, em 2015 e em 2016, representando um aumento percentual de 98 pontos. “Os traficantes estrangeiros vêm explorar esse mercado ilegal. O refugiado que chega ao País geralmente está em condição de vulnerabilidade e também sem recursos”, disse na ocasião o especialista em segurança pública e privada Jorge Lordello.
Fonte: Folha Metropolitana