Especialistas dão dicas para quem sofre com dor no ciático

A dor no ciático dura cerca de seis semanas. Quando a dor na coluna persiste por mais de sete dias, deve ser avaliada por um especialista.

Ad

Quem tem problema no nervo ciático sabe como a dor incomoda. O Bem Estar desta quarta-feira (16) trouxe dois convidados para falar sobre o assunto. O neurocirurgião Adriano Skaf tirou dúvidas e deu dicas para quem sofre com dor na coluna. A fisioterapeuta Alessandra Arkie mostrou exercícios simples que dá para fazer em casa todos os dias para se livrar da dor.

O nervo ciático sai da coluna, passa pelo bumbum e inerva as pernas. Quando comprimido, inflama e gera dor. As causas mais comuns da dor no ciático são a hérnia de disco (quando o disco da coluna se rompe. Na maioria das vezes é um pinçamento leve e melhora em seis semanas) e síndrome do piriforme, músculo que fica no bumbum (quando se contrai, pode pinçar o nervo, causando a inflamação e dor).

A dor no ciático dura cerca de seis semanas (Foto: Augusto Carlos/TV Globo)

A dor no ciático dura cerca de seis semanas. Quando isso não acontece, existem tratamentos com anti-inflamatório e analgésico, radiofrequência, injeção de anestésico, fisioterapia analgésica (dor crônica) e fisioterapia fortalecedora (após a dor crônica). A hérnia de disco deve ser tratada quando há sintomas.

É muito comum quem sofre de dor na coluna tomar muito medicamento sem a indicação do médico. Entretanto, eles podem mascarar um problema mais sério e piorar a dor. Quando a dor na coluna persiste por mais de sete dias, deve ser avaliada.

De acordo com a fisioterapeuta, na fase aguda da dor, não devemos alongar o corpo. Se a dor for leve, tudo bem. Estabilizar os músculos da coluna ajuda a evitar dores. Os exercícios de fisioterapia soltam a musculatura, acomodam as articulações, fortalecem e estabilizam a musculatura.

Fonte: Bem estar

Comentários

comentários

Ad