Dor no pé da barriga: você já teve? O Bem Estar desta sexta-feira (29) listou seis causas para o aparecimento. Uma delas pode ser a clamídia – uma doença que pode dar corrimento e ardência na hora de fazer xixi. A ginecologista Flávia Faibanks falou dos sinais no programa e também da endometriose, outra causa de dor que atinge até 16% das mulheres.
A adenomiose também pode ser a causa da dor no pé da barriga. A doença afeta mulheres entre 35 e 40 anos, que já engravidaram mais de uma vez. Ela é parecida com a endometriose e é responsável por um aumento do volume da menstruação, sensação de peso na pelve, cólica e deixa o útero levemente aumentado.
Já a endometriose tem como principal sintoma a cólica menstrual forte. A doença também pode causar dor na relação sexual, alteração no hábito do intestino no período menstrual e também no hábito urinário. O tratamento depende de quais órgãos foram acometidos.
O mioma também é uma causa importante de dor no pé da barriga. Quando localizado na parte de fora do útero, pode comprimir outros órgãos, como bexiga, e dar uma sensação de peso, pressão pélvica e vontade de fazer xixi mais vezes. Quando a compressão é no final do intestino, pode causar prisão de ventre, sensação de evacuação incompleta ou desconforto pélvico.
Apesar de não ser uma doença, a dor na ovulação também é causa. A dor é sentida como uma pontada somente de um lado da barriga e vem no meio do ciclo menstrual. Algumas mulheres podem sentir a dor em toda a região da pelve.
A cólica super forte também pode ser um problema na coluna, como explicou o neurocirurgião Adriano Scaff. Os problemas na coluna que irradiam para a barriga são: hérnia de disco, artrose e doenças miofasciais. Os tratamentos são feitos com anti-inflamatório, relaxante muscular, fisioterapia e bloqueio.
Fonte: Bem estar