20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DOENÇA CELÍACA
Uma em cada cem pessoas no mundo sofre de doença celíaca. Essa grave desordem autoimune afeta a dieta de quem tem o problema – mais especificamente, sua capacidade de ingerir glúten.Quais são os sintomas da doença? Como ela é tratada? Quais alimentos devem ser evitados e quais são recomendados para pessoas com doença celíaca? Leia mais para saber.
O QUE É A DOENÇA CELÍACA?
Uma pessoa com doença celíaca não deve consumir alimentos que contenham glúten – ao consumi-los, o sistema imunológico delas reage de forma anormal e ataca a parede interior do intestino delgado.Com o passar do tempo, fica cada vez mais difícil para o intestino delgado absorver nutrientes como cálcio, ferro, proteínas e vitamina D. A pessoa então se torna suscetível a desnutrição, anemia e outros problemas de saúde, como infertilidade e alguns tipos de câncer.
QUAIS ALIMENTOS CONTÊM GLÚTEN?
O glúten é uma proteína elástica e pegajosa. Em alguns tipos de alimentos, ela permite que os vários ingredientes fiquem juntos, assim como faz a cola que você usaria em trabalhos manuais e artísticos.O glúten é encontrado no trigo, no trigo de Khorasan, na cevada e no centeio, e em muitos outros produtos que consumimos todos os dias, como pães, biscoitos, cereais, massas, cerveja e alimentos panificados.Leia também: 50 alimentos que você deveria parar de comer imediatamente
A DOENÇA CELÍACA É HEREDITÁRIA?
A doença celíaca é hereditária. Pessoas que têm o pai ou a mãe, um filho ou um irmão com o transtorno são até 20% mais propensas a serem diagnosticados com doença celíaca, de acordo com um estudo americano de 2005.
QUEM TEM MAIS CHANCES DE DESENVOLVER A DOENÇA CELÍACA?
Além da hereditariedade, existem outros fatores de risco para a doença celíaca. Por exemplo, as pessoas com diabetes tipo 1 têm até 6% mais riscos de ter doença celíaca também.Pessoas com artrite reumatoide, outras doenças autoimunes (em especial a doença da tireoide), síndrome de Down e doença de Addison também têm um risco aumentado de desenvolver a doença celíaca.
COMO É DIAGNOSTICADA A DOENÇA CELÍACA?
Surpreendentemente, apesar da atenção da mídia dada à doença celíaca nos últimos anos, os pesquisadores estimam que apenas 20% das pessoas com a doença recebem um diagnóstico. No entanto, o diagnóstico é relativamente fácil, exigindo um exame de sangue e uma biópsia do intestino delgado.Claro que também é possível eliminar o glúten da dieta para ver como o corpo reage. No entanto, é melhor ter uma orientação de um profissional de saúde para que o glúten não seja tirado desnecessariamente do seu cardápio. Se você não tem a doença celíaca, não é recomendado evitar o glúten, de acordo com um novo estudo no British Medical Journal.
EXISTE CURA PARA A DOENÇA CELÍACA?
Infelizmente, ainda não existe uma cura definitiva para a doença celíaca. Na maioria dos casos, os médicos recomendam que os pacientes sigam uma dieta sem glúten.Nos primeiros dias da nova dieta, o paciente deve notar uma melhora na saúde dele. Os sintomas desaparecem progressivamente, assim como a inflamação no intestino.A paciência é fundamental, no entanto – às vezes pode demorar vários anos para se recuperar completamente.
QUAIS SÃO OS OUTROS TRATAMENTOS EXISTENTES PARA A DOENÇA CELÍACA?
Além de uma dieta sem glúten, uma pessoa com doença celíaca pode tomar suplementos vitamínicos e minerais, desde que eles não contenham glúten e sejam recomendados por um profissional de saúde. Esses suplementos podem ser prescritos em caso de uma deficiência.Também é recomendado beber bastante água.
É OK “TRAPACEAR” NA DIETA SEM GLÚTEN QUANDO VOCÊ TEM A DOENÇA CELÍACA?
Se você está em uma dieta sem glúten, você nunca deve trapacear. Até mesmo o consumo de uma pequena quantidade de alimentos que contenham glúten pode fazer a doença piorar.Você pode não notar os sintomas imediatamente, mas seu intestino delgado poderia sofrer mais danos.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: DIARREIA
Ter diarreia não significa necessariamente que você tenha a doença celíaca. No entanto, se você notar que quase sempre tem diarreia depois de comer alimentos que contenham glúten, você pode ter a doença celíaca, principalmente e se as fezes são pálidas, moles, pegajosas, abundantes e particularmente malcheirosas.Em todos esses casos, você deve consultar um médico. A longo prazo, a diarreia irá desidratar o seu corpo.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: FADIGA
Como muitas outras doenças, a doença celíaca causa fadiga. Na verdade, é um dos sintomas mais comuns, causado pelo intestino delgado com dificuldade em absorver nutrientes e pela anemia (uma deficiência de ferro) – ambos efeitos da doença celíaca.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: PERDA DE PESO
Você deve sempre consultar um médico sobre qualquer perda de peso inexplicável. No caso da doença celíaca, a perda de peso é causada por uma deficiência em vitaminas e minerais.Por outro lado, algumas pessoas com a doença celíaca ganham peso, mas isso é bem raro.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: DOR ABDOMINAL
A dor abdominal ocorre frequentemente em pessoas com doença celíaca. Essas cólicas geralmente começam logo após o consumo de alimentos que contenham glúten.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: GASES
É completamente normal ter gases, principalmente depois de ingerir bebidas gasosas, por exemplo. O que não é normal é ter muitos gases, ou ter gases o tempo todo.No caso da doença celíaca, os gases geralmente aparecem após o consumo de alimentos com alto teor de glúten.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: CONSTIPAÇÃO
Sofrer de constipação crônica é uma realidade diária para muitos pacientes com doença celíaca, que têm dificuldade com seus movimentos intestinais e às vezes ficam vários dias sem ir ao banheiro.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: PERNAS INCHADAS
Algumas pessoas com doença celíaca têm inchaço nas pernas, que é causada pela falta de proteínas no organismo.Se o sistema nervoso é afetado, o paciente vai sentir dormência nas mãos e nos pés, e pode ter problemas para manter o equilíbrio.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: COCEIRA
Cerca de 15 a 25% das pessoas que têm doença celíaca desenvolvem dermatite herpetiforme, um problema de pele que às vezes é confundido com eczema. Essa condição provoca coceira, lesões, pequenas bolhas e uma sensação de queimação nos cotovelos, na nuca e em outras partes do corpo. A intensidade desses sintomas às vezes pode causar insônia.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: DOR NOS OSSOS
Alguns pacientes com doença celíaca sentem dor nos ossos e nas articulações. A deficiência de cálcio causada pela doença leva a um amolecimento dos ossos e a uma perda da densidade óssea (osteoporose).
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: ÚLCERAS NA BOCA
A boca não está isenta de sofrer muitos efeitos da doença celíaca. Secura e úlceras na boca são os problemas de saúde bucal mais relatados.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA: IRRITABILIDADE E DEPRESSÃO
Viver com doença celíaca não é algo fácil, especialmente quando o transtorno não foi diagnosticado. Alguns pacientes experimentam irritabilidade, ansiedade e até depressão. Esses sintomas geralmente desaparecem depois que os pacientes adotam uma dieta sem glúten.
DOENÇA CELÍACA: O QUE COMER?
Muitos produtos disponíveis no supermercado podem facilmente substituir o trigo, a cevada e o centeio. Experimente consumir arroz, soja, milho, batata, trigo mourisco, quinoa e a maioria dos legumes.Mas cuidado – embora esses alimentos não contenham glúten, eles podem ter sido contaminados durante a colheita, processamento ou embalagem. Isso é o que é chamado de contaminação cruzada.Para evitar riscos, opte por produtos certificados sem glúten. Quando você for comer em um restaurante, ligue com antecedência para se certificar de que a cozinha pode fazer adaptações para os clientes com doença celíaca.
Fonte: Msn